Páginas

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Curiosidades do livro Alienista 2

Em “O Alienista”, Machado de Assis colocou a ciência em confronto com a religião. Segundo Ivan Teixeira, em artigo publicado no Jornal “A Folha de São Paulo” (Mais!, 28 de janeiro de 2008): “Nas veladas insinuações da autoridade do padre Lopes sobre Simão Bacamarte, vislumbra-se o interminável debate entre a teologia e a ciência, empenhadas com igual obstinação em apresentar a melhor hipótese sobre a origem do mundo e dos meios de governá-lo. Na trama, a igreja não só vigia como procura orientar os movimentos da ciência. Esse pormenor, aliás, será um dos enigmas da narrativa, que, em meio ao crescente prestígio da ciência, como que esconde, para revelar, a camaleônica autoridade da igreja sobre aquela noção que se projeta até o final do texto, quando o vigário pronunciará o veredicto sobre a insanidade do alienista.”
Fácil perceber que o trabalho de adaptação do livro para os quadrinhos não foi dos mais tranquilos, fato que ressalta a capacidade de César Lobo e Luiz Antonio Aguiar nesse excelente trabalho, que certamente deverá agradar os leitores e iniciar os mais jovens na obra de Machado de Assis.
O livro ainda destaca aspectos e curiosidades da época em que a trama se passa, fins do século XVIII e início do século XIX, e alguns “Segredos da Adaptação”. Faz parte da coleção “Clássicos Brasileiros em HQ”, da Editora Ática, e sua proposta não poderia ser mais feliz: levar o leitor a se “envolver com os grandes clássicos da literatura brasileira”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário