Páginas

terça-feira, 19 de abril de 2011

Crônicas Rubem Braga

Negócio de Menino

A crônica fala sobre um menino que quer comprar um passarinho e sabe bem deles e fica tentando comprá-la sem pagar para ele.O cronista critica o fato ser esperto e se dar bem conseguindo um pássaro.

História triste de Tuim

A crônica fala sobre um garoto que fica com o joão-de-barro e quer ficar com ele e o pai deixa.Tuim, que é o pássaro, fugiu e o pai dele tentou encontrá-lo para que se o filho não visse o passarinho, não chorasse e encontrou-o. Ele levou-o para casa e cortou a pena dele para não fugir e depois de ver ele mais tarde, viu ele morto pelo gato que estava ali.O cronista critica o fato de um pássaro ter de viver livre e não na cidade.

Conversa de compra de passarinho

Um menino vende um pássaro que valia muito por pouco e o homem que comprou sabia e tentou vender por muito mais caro que o menino, mas não conseguiu vender para um moço. O cronista critica o fato do homem ser ganancioso.

O padeiro

Um homem pega o pão na porta , mas é diferente e se lembra da reportagem sobre o pão dormido que recebera. Comendo, se lembrou de um padeiro que entregava o pão e gritava que não era ninguém e que era o padeiro e um dia ele havia perguntado por que ele falava e ele disse que ouviu isso de outros padeiros que falavam isso. O cronista critica o fato de pessoas que tem um simples trabalho não se acharem ninguém.

Recado ao senhor 903

Um homem escreve uma carta ao vizinho do apartamento pedindo desculpas por perturbar ele durante a noite por causa do barulho e escrevendo números como se fossem as pessoas vizinhas dele e que pode receber ele para entrar na casa dele para cantar. O cronista critica o fato de pessoas reclamarem em prédios o barulho que o vizinho faz.

Postado por:Vinícius

3 comentários: