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domingo, 15 de maio de 2011

Características do poema

Ritmo
Apresenta ritmo particular dos versos, ou seja, o modo como o verso entoa no ouvido do leitor, escutando ou lendo poemas. O seu ritmo é resultante da alternância entre as sílabas fortes (tônicas) e as sílabas fracas (átonas). E pode ser medido, como mostram as regras de versificação ou metrificação.


Versificação ou Metrificação
Reúne um conjunto de regras que determinam quais sílabas do verso devem ser acentuadas (pronunciadas com mais força).


Prosa Poética e Poema em Prosa
Características: graficamente, apresentam-se como prosa, ocupando linearmente a página, e ao serem lidos, revelam ritmo e sonoridade próximos dos da poesia.


Poemas em Versos Polimétricos
Poemas em versos de vários tamanhos, todos regulares, obedecendo às regras de acentuação.


Verso Livre
Caracterizado por não apresentar sílabas fortes em posição fixa. A flexibilidade do ritmo permite que o leitor o modifique, fazendo com que as sílabas fortes oscilem de posição, tão livres quanto o verso em que figuram.


Sílabas Poéticas
Nem sempre se identificam com as sílabas das palavras fora do poema. Elas dependem do ritmo, no contexto do poema. Por isso, a leitura do verso para a metrificação deve ser feita levando em conta apenas a musicalidade do verso e não o sentido. Nos casos de encontro de vogais, ora elas se juntam em uma única sílaba poética, ora se separam em sílabas diferentes. Lembre-se de que a contagem se detém na última sílaba tônica ou acentuada do verso.


Soneto
O soneto é uma composição poética de 14 versos, sendo dois quartetos e dois tercetos. Os versos de um soneto são decassílabos (sílabas acentuadas 6-10 ou 4-8-10)


Decassílabo heróico: decassílabo que tem dois acentos.


Decassílabo sáfico: decassílabo que tem três acentos.


Versos Curtos: uma e duas sílabas poéticas.
Ex: “On/da – ER: 1
       Mor/no – ER: 2
       con/tor/no – ER: 2
       da /on/da – ER: 2
       re/don/da... – ER: 2
       [...]”


Versos de três e de quatro sílabas poéticas
Ex: “Ca//com /pão – ER: 2,4
        Ca//com /pão – ER: 2,4
        Ca//com /pão – ER: 2,4
        [...]
        Pas/sa /pas/to – ER: 1,3
        Pas/sa /boi – ER: 1,3
        Pas/sa /boi/a/da – ER: 1,4
        [...]”


Redondilha menor ou verso de cinco sílabas
Ex: “[...]
       Mus/go /da /pis/ci/na, - ER: 1,5
       de u/ma á/gua /tão /fi/na, - ER: 2,5
       so/bre a /qual /se in/cli/na - ER: 1,3,5
       a /lu/a e/xi/la/da - ER: 2,5
       [...]”

Redondilha maior ou verso de sete sílabas
Ex: “A/qui /ter/mi/no, /lei/to/res,
       Es/ta his//ria in/te/res/san/te,
       Que /es/cre/vi /de /bra/vu/ra
       E a/nun/ci/o ao /mes/mo ins/tan/te
       Um /no/vo /li/vro /de a/mor
       Pe/lo /mes/mo /tro/va/dor
       Ro/dol/fo /C. /Ca/val/can/te.”


Decassílabo ou verso de dez sílabas
Ex: “Mas /já o /pla/ne/ta /que /no /céu /pri/mei/ro
        Ha/bi/ta, /cin/co /ve/zes, /a/pres/sa/da,
        A/go/ra /me/io /ros/to, a/go/ra in/tei/ro
        Mos/tra/ra, en/quan/to o /mar /cor/ta/va a ar/ma/da,
        Quan/do /da e//rea //vea um /ma/ri/nhei/ro
        Pron/to /co’a /vis/ta: / ‘Ter/ra! /Ter/ra!’ /bra/da.
        Sal/ta /no /bor/do al/vo/ro/ça/da a /gen/te,
        Co’os /o/lhos /no ho/ri/zon/te /do O/ri/en/te.”

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