Páginas

segunda-feira, 30 de maio de 2011

A Temática dos Poemas de Cecília Meireles

Igualmente no plano dos assuntos, a poesia de Cecília Meireles revela ligações com várias estéticas tradicionais, especialmente o Simbolismo. Entre os seus motivos dominantes figuram:
- O registro de estados de ânimo vagos e quase incorpóreos. Neles predomina uma difusa melancolia e uma noção de perda amorosa, abandono e solidão.
- Uma aguda consciência da passagem do tempo, da brevidade enganosa de todas as coisas, sobre modo dos sentimentos. A atmosfera de dor existencial que emana dos poemas de Cecília Meireles é centrada na percepção de que tudo passa e de que o fluir do tempo dissolve as ilusões e os amores, o corpo e mesmo a memória. Um exemplo desta visão sofrida é Retrato: "Eu não tinha este rosto de hoje, assim calmo, assim triste, assim magro, nem estes olhos tão vazios, nem o lábio tão amargo. Eu não tinha estas mãos sem força, tão paradas e frias e mortas; eu não tinha este coração que nem se mostra. Eu não dei por conta esta mudança,tão simples, tão certa e fácil: Em que espelho ficou perdida a minha face?"


Fonte: http://poesia-de-cecilia.blogspot.com/2009/08/caracteristicas-dos-poemas-de-cecilia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário